Pescadores e membros de CCP, foram esta sexta-feira, treinados em técnicas e habilidades de serralharia na ilha de Ibo, uma iniciativa da Associação de Monitoria Orientada para Gestão- ASMOG e financiado pela VanOord FZE Mozambique. Os beneficiários também receberam kits de serralharia para produzirem estruturas de gaiolas seletivas para a pesca artesanal na região.
Para além de ser alternativa para o seu sustento, os beneficiários também participarão no processo na solução para a substituição de artes pescas nocivas pelas seletivas bem como na reciclagem de redes de pescas ja degradadas ou cujo seu uso é proibido, principalmente nas Quirimbas.
Neste momento, o grupo de já tem uma encomenda de cerca de 1200 estruturas de gaiolas seletivas para a distribuição pelos pescadores, o que lhe permitirá arrecadar pouco mais de 300 mil meticais para a continuidade do seu negócio, para além de que a iniciativa surge numa altura em a ilha de Ibo, prepara-se para receber obras de construção no âmbito dos projectos de reconstrução pós-kenneth.